Ex-operadora de telemarketing fatura milhões com franquia de cursos profissionalizantes

13/06/2016 16:05

O interesse pelo empreendedorismo começou a despertar aos 16 anos, quando Rafaella Giraldi trabalhava como operadora de telemarketing em uma empresa de educação profissional.


O interesse pelo empreendedorismo começou a despertar aos 16 anos, quando Rafaella Giraldi trabalhava como operadora de telemarketing em uma empresa de educação profissional. Hoje, aos 35 anos, ela tem uma rede de franquias, que -só em 2014- faturou R$6 milhões.

Se a posição na carreira mudou radicalmente, a área permaneceu a mesma. Sua rede de franquias, a MacPoli, atua no mercado de cursos profissionalizantes. O diferencial é o objetivo da marca: oferecer oportunidade de qualificação a pessoas de todas as idades e classes socioeconômicas. “A falta de qualificação é um dos maiores obstáculos na conquista e permanência do indivíduo no mercado de trabalho”, acredita ela.

Como tudo começou

Rafaella Giraldi, ex-atendente de telemarketing conseguiu abrir sua primeira escola com R$100 mil

Ainda como operadora de telemarketing, Rafaella se destacou por sua boa performance e, em apenas cinco meses, recebia sua primeira promoção, passando a supervisionar uma equipe de operadores.

Quando foi promovida a gerente-geral, ela percebeu que a empresa estava focada em atrair alunos para fazer a matrícula, mas não conseguia mantê-los. Resolveu mudar os procedimentos e criou metas para que a equipe evitasse a inadimplência e evasão dos estudantes, além de fechar parcerias para encaminhamento de alunos a empresas. “Estruturei a escola como ela realmente deveria ser. Quando entrei, a escola faturava em torno de R$ 30 mil, e quando a deixei ela faturava, em média, R$ 90 mil”, diz Rafaella com orgulho.

Criação da MacPoli 

Formação em Pedagogia e experiência na área, ela tinha. O que faltava era o capital para dar início ao sonho. Em 2005, quando conseguiu juntar R$100 mil, ela pôde fundar sua primeira escola, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.

Em 2012, a marca já tinha três unidades abertas em São Paulo. Ao perceber o potencial de crescimento, Rafaella estabeleceu no mesmo ano o modelo de franquia para empreendedores levarem a MacPoli a outras regiões. E, em apenas três anos de franchising, já foram abertas unidades também em Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

A marca pretende se tornar referência em educação profissional no País, no atendimento a diversos públicos e necessidades do mercado – desde crianças a partir de 4 anos a jovens, adultos, público da melhor idade, executivos e também oferecer cursos in company.

Modelo de negócio 

Para abrir uma franquia da rede, o interessado precisa investir R$11 mil. São três formatos de parceria: Licenciamento, Franquia Plus ou Franquia Premium.

Licenciamento: quem já possui estabelecimento comercial na área da educação pode oferecer os serviços e produtos da MacPoli, ampliando o seu mix de cursos e consequentemente aumentando os seus lucros.

Franquia Plus: o parceiro obtém o direito de usar a marca e também a transferência do knowhow, além da padronização da gestão e funcionamento do negócio. E ainda pode oferecer cursos de Administração, Logística, Gestão Empresarial e Liderança, Gestão de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, Gestão da Qualidade, Inglês, Inglês Kids, Espanhol e cursos in company, personalizados de acordo com a necessidade da empresa.

Franquia Premium: o franqueado investe também em um laboratório de informática, onde terá a oportunidade de oferecer ainda os cursos de Informática, Excel Avançado, Web Design, Hardware, Autocad e Curso de Games.